Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação metabólica e inflamação hepática:impacto da suplementação de beta-alanina nos marcadores ppar-¿ e cd68 do fígado de sprague-dawley submetidos à síndrome metabólica.

Processo: 25/18577-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ana Carolina Magalhães
Beneficiário:Isabela Maria dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):beta-Alanina   Imuno-histoquímica   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beta-Alanina | Cd68 | imuno-histoquímica | inflamação hepática | Modelo Animal | PPAR-y | Bioquímica bucal e Imunohistoquímica.

Resumo

A síndrome metabólica (SM) é um fator de risco relevante para o desenvolvimento dedoenças hepáticas e diabetes tipo 2, o que justifica a busca por estratégias terapêuticaseficazes. Nesse contexto, a beta-alanina (¿A) tem se destacado por seu potencial antioxidantee efeito modulador sobre vias metabólicas e inflamatórias. Este estudo tem como objetivoavaliar os efeitos da suplementação com beta-alanina sobre a resposta inflamatória hepáticaem modelo experimental de síndrome metabólica, com foco na expressão imunohistoquímicados marcadores PPAR-¿ e CD68. Para essa análise, serão utilizados 40 ratos machos dalinhagem Sprague-Dawley (300-400 g), divididos em quatro grupos experimentais: controle(CO), controle suplementado com ¿A (CO+BA), grupo com dieta hiperlipídica (SM) e grupocom dieta hiperlipídica suplementado com (¿A) (SM+BA), com 10 animais em cada grupo. Oprotocolo experimental terá duração de 10 semanas, com fornecimento de ração e água adlibitum. A partir da quarta semana, os grupos CO+BA e SM+BA receberão beta-alanina porsuplementação oral de beta-alanina por gelatina de ágar, formulada e administrada conformeo peso individual (250 mg/kg/dia), enquanto CO e SM receberão a mesma gelatina, porémsem a inclusão da beta alanina. O tecido hepático será coletado para análiseimuno-histoquímica que será realizada com bloqueio da peroxidase endógena, incubação comanticorpos monoclonais para PPAR-¿ e CD68, e coloração por avidina-biotina peroxidase,com desenvolvimento da reação por diaminobenzidina. Os dados serão avaliados à análise estatística considerando p <0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)