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Leitura Emergente pelo estabelecimento de relações palavra-figura por meio do porcedimento de pareamento de estímulo

Processo: 25/21373-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Giulia Mengatto
Supervisor: Erik Arntzen
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Oslo Metropolitan University (OSLOMET), Noruega  
Vinculado à bolsa:24/00497-7 - Avaliação de aprendizagem e de recombinação de leitura por meio de um procedimento de pareamento entre estímulos, BP.IC
Assunto(s):Leitura   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:generalização recombinativa | Leitura | pareamento de estímulos | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar a emergência do comportamento de leitura e a generalização recombinativa por meio de um procedimento de pareamento estímulo-estímulo (S-S) com resposta de orientação e suas relações com o paradigma de equivalência. Com base na teoria da equivalência de Sidman (1994) e na análise do comportamento verbal de Skinner (1957), respostas de leitura podem emergir a partir de relações condicionais previamente estabelecidas sem reforçar diretamente as respostas textuais. Estudos anteriores (e.g., Leader et al., 1996 Ribeiro et al., 2020) indicam que o pareamento S-S pode produzir leitura emergente em indivíduos com e sem dificuldades de leitura, mas novas investigações são necessárias para esclarecer sua eficácia e potencial de generalização. No Brasil, a estudante está conduzindo um experimento com crianças com desenvolvimento típico pala avaliar a efetividade do pareamento S-S no estabelecimento de relações de linha de base para emergência de leitura e generalização recombinativa para palavras não ensinadas diretamente. O estágio no exterior proposto será realizado na Oslo Metropolitan University, sob supervisão de especialistas em equivalência de estímulos e aquisição de leitura. Essa colaboração internacional possibilitará a análise e a discussão do experimento em andamento em um contexto cultural e linguístico diverso, aplicando métodos avançados de análise de dados e contribuindo para o refinamento de procedimentos analítico-comportamentais para o comportamento textual. O resultado esperado é fornecer evidências empíricas sobre a viabilidade do pareamento S-S como uma alternativa de baixo custo de resposta para o ensino de leitura, com implicações para práticas educacionais em diferentes contextos. (AU)

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