Busca avançada
Ano de início
Entree

Divulgação Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)

Processo: 25/19077-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2026
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Vanessa Ayres Pereira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), Brasil  
Assunto(s):Transtorno autístico   Educação inclusiva   Jornalismo científico   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem simbólica | autismo | Inclusão Educacional | internacionalização da ciência | Jornalismo Científico | Análise do Comportamento

Resumo

A presente proposta jornalística tem como objetivo divulgar as pesquisas do INCT-ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino), referência nacional e internacional em Análise do Comportamento, traduzindo avanços científicos em narrativas acessíveis ao público. O trabalho será desenvolvido por meio de reportagens longas em português e inglês-elaboradas a partir da leitura de pesquisas-chave, entrevistas em profundidade e visitas a laboratórios -, além da produção de conteúdos para redes sociais. A relevância do projeto reside no impacto científico, social e tecnológico das pesquisas - que abrangem desde a aprendizagem simbólica até a inclusão de crianças com autismo ou deficiência auditiva -, bem como no potencial econômico de suas intervenções e para a internacionalização da ciência brasileira. A escolha do instituto se justifica por sua trajetória consolidada, pelo financiamento contínuo de agências públicas e pelo papel estratégico de aproximar a sociedade das ciências humanas e das tecnologias educacionais inovadoras voltadas à equidade e à inclusão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)