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Aprender brincando: jogos didáticos para o ensino-aprendizado de Mudanças Climáticas e seus impactos na Saúde Pública

Processo: 25/20342-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
Beneficiário:Isabella Farias Fernandes
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:25/03867-2 - Educação Climática para estudantes do ensino médio do município de São Vicente-SP Brasil: elaboração de material didático e estratégias de ensino aprendizagem, AP.R
Assunto(s):Infecções por Arbovirus   Dengue   Material didático   Saúde pública   Mudança climática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arboviroses | Dengue | Jogos Sérios | Justiça Climática | material didático | Saúde Pública | Mudança Climática

Resumo

Este projeto de iniciação científica tem por objetivo produzir e aplicar um protótipo de jogo didático para o ensino-aprendizado das mudanças climáticas e saúde pública. Especificamente pretende-se: i. sistematizar informações sobre jogos didáticos para o ensino das mudanças climáticas relacionando-se à saúde pública; ii. Revisar o jogo Dengame disponível no Apêndice A e iii. produzir um protótipo de jogo didático.PLANO DE TRABALHOPara o projeto aqui proposto estão previstas as seguintes atividades: 1. revisão sistemática da literatura (RSL) sobre jogos sérios como material didático e pedagógico, aplicados a temáticas ambientais e climática; 2. realizar pesquisas e levantamentos de dados primários por meio de entrevistas, questionários ou observações diretas nas escolas, a fim de obter informações específicas sobre a região em que as escolas participantes estão inseridas e identificar as possibilidade de jogos e aplicabilidade; 3. sistematizar informações e organizar material para a produção de jogos sérios sobre estratégias de ensino-aprendizagem ativas contemplando: metodologias ativas, jogos sérios, mudanças climáticas, zona costeira e justiça climática; 4. aplicar o Jogo Didático Dengame em clima de ação (nome provisório) com estudantes do ensino médio e colher os feedbacks para ajustes; 5. nova rodada de aplicação do jogo com a validação de estudantes, professores e especialistas; 6. auxiliar na divulgação do jogo na escola, na rede de ensino estadual, em ambientes acadêmicos e de ampla divulgação; produção e alinhamento de conteúdos para a disponibilização na plataforma digital co.educa.RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOSO bolsista participante conhecerá métodos de pesquisa qualitativa (incluindo coleta, análise, interpretação e estratégia de comunicação). Busca-se a obtenção de competências em temas como justiça climática, tecnologias sociais, engajamento infanto-juvenil, comunicação interna e externa de políticas socioambientais, entre outros. Vivenciar estratégias e práticas de pesquisa participativas e metodologias ativas de ensino-aprendizado de relevância na formação de futuros profissionais da educação. Espera-se que esta proposta possa, dentre outros resultados, i. contribuir com a diversificação do repositório de conteúdos da plataforma co-educa; ii. criar material de apoio para os/as professores/as das escolas estaduais em São Vicente; e iii. Em certa medida, contribuir com a Base Nacional Comum Curricular a partir de suas competências e habilidades por etapa de ensino e ano escolar. Espera-se também que esta pesquisa se torne um embrião de soluções de tecnologias sociais e participativas para monitoramento, prevenção e recuperação de desastres climáticos. (AU)

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