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The Sims: um estudo sobre as relações entre jogos eletrônicos e processos de subjetivação

Processo: 06/57304-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Romualdo Dias
Beneficiário:Vitor Janei Neto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos de computador   Jogos eletrônicos   Subjetividade   Análise do discurso   Cibercultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cibercultura | Educacao | Jogos Eletronicos | Multiculturalismo | Processos De Subjetivacao

Resumo

Neste estudo discutiremos as relações entre jogos eletrônicos e os processos de subjetivação na sociedade contemporânea. Para delimitar este estudo, a análise se dará na prática de um game específico: o The Sims. A escolha desse jogo tem três motivos: a) ser um dos games mais vendidos em todo o mundo atualmente, fato que subsidiará as reflexões sobre as possíveis subjetividades capitalísticas engendradas pela indústria do entretenimento; b) ser um jogo eletrônico que expõe as relações sociais humanas c) ser um jogo eletrônico que permite ao jogador criar narrativas em um espaço virtual. Com a Análise do Discurso, no recolhimento de narrativas criadas com o jogo The Sims buscaremos encontrar as marcas constituídas no processo de escultura de si, que revelem a criação de modos de existência singulares através do uso da fantasia com o suporte da tecnologia, mas também as subjetividades fabricadas e modeladas pela indústria do entretenimento. (AU)

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