Busca avançada
Ano de início
Entree

A importância das histórias em quadrinhos na sala de aula

Processo: 06/51988-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Rony Farto Pereira
Beneficiário:Gabriel Franca Siqueira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):História em quadrinhos   Língua portuguesa   Ensino e aprendizagem   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Lingua Portuguesa | Imagem | Livro Didatico | Quadrinhos | Sala De Aula

Resumo

O projeto de pesquisa apresenta, em sua introdução, um exercício de vestibular (UNICAMP/2004) relacionado aos quadrinhos, mais duas imagens que ilustram dois excertos, os quais abordam a relação ícone e símbolo, relacionados ao conteúdo de alguns livros que serão utilizados no decorrer da pesquisa, retirados de uma bibliografia básica de 21 itens (livros didáticos, livros de teoria, website e periódicos). Em seguida, estão enumerados os quatros objetivos da investigação. O piano de trabalho e o cronograma de sua execução aparecem de forma sucinta, sendo considerado suficiente para a conclusão da pesquisa um prazo de 12 meses, período em que se trabalharão os aspectos concernentes à busca de corpus, pesquisas de campo, melhor fundamentação teórica e desenvolvimento da pesquisa. Os materiais a serem utilizados são basicamente os livros didáticos, as Histórias em Quadrinhos (HQ) e informações colhidas em possíveis entrevistas com discentes e docentes. O relatório de pesquisa está inicialmente previsto para ter sete capítulos, em que se debaterão os temas das HQ nas salas de aula e os níveis escolares em que ela deve constar, dos pré-conceitos e dos prós e contras do uso dos quadrinhos, no ensino da língua. Por fim, de modo a sistematizar os resultados obtidos, serão esboçados alguns gráficos em relação a exercícios de livros didáticos que relacionem os conteúdos com as histórias em Quadrinhos e que servirão para defender a importância das HQ, nas salas de aula. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)