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Planejamento da qualidade da uva Niágara comercializada na CEAGESP e em uma loja de uma rede de supermercado

Processo: 05/54404-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Marta Helena Fillet Spoto
Beneficiário:Edson Roberto da Silva Michelon
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade dos alimentos   Pós-colheita   Uva   Satisfação do consumidor   Pesquisa de consumidor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ceagesp | Pos-Colheita | Qfd | Qualidade | Sensorial | Uva

Resumo

Embora hoje, a produção de uva Niagara Rosada seja destinada exclusivamente ao consumo interno e tenha boa aceitação no mercado, não há ainda nos grandes centros atacadistas do Brasil, como a Ceagesp, um sistema de mensuração de qualidade padronizado que assegure as características qualitativas finais que satisfaçam o consumidor, como o sabor do produto. Nesse sentido, é necessário ouvir as opiniões e necessidades dos clientes a respeito da uva consumida in natura, e a partir do levantamento dessas informações, determinar as características desejadas para a fruta. No trabalho será utilizado o método QFD (Desenvolvimento da Função Qualidade) para verificar os parâmetros de qualidade observados pelo consumidor. Com isso, propor mudanças que atendam melhor as exigências do cliente. Etapa 1. Será utilizada a pesquisa qualitativa, onde os dados serão colhidos através de perguntas abertas (em questionários), entrevistando consumidores e estabelecendo suas exigências em relação à qualidade do produto. Etapa 2. Com as respostas obtidas na etapa 1, será elaborado um questionário, mediante agrupamento dos atributos semelhantes. Etapa 3. Em posse do questionário obtido na etapa 2, seguirá a avaliação quantitativa. Com os dados adquiridos será possível construir as tabelas de QFD e avaliar a melhor qualidade de uva esperada pelo cliente. Etapa 4. Avaliação da satisfação do cliente: Será realizada através de teste afetivo com 100 provadores. Os resultados serão transferidos ao produtor. (AU)

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