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A Poética Musical dos Diapsalmata: Estética, Pathos e Subjetividade em A
Processo: | 08/10911-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de fevereiro de 2009 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2009 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia |
Pesquisador responsável: | Hélio Rebello Cardoso Júnior |
Beneficiário: | Tânya Marques Cardoso |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil |
Assunto(s): | Subjetividade Música |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Biopoder | biopotência | música | subjetividade | Filosofia Contemporânea |
Resumo A música é uma das mais importantes artes expressivas do sentimento humano, tanto por sua facilidade de acesso, quanto por seu efeito de comunicação com a subjetividade. Essa estranha força da música, capaz de afetar os sentidos e de produzir prazer ou incômodo, produz também mudanças significativas no corpo, capazes de reafirmar a vida, transformar a realidade. Observaremos com Deleuze, a noção da música no plano de organização e composição como formas de construção da escuta musical. Pretendemos, neste projeto, investigar como essas possibilidades de mudanças são provocadas pela música, pensar a música como uma linha de fuga, uma forma de resistência das subjetividades capturadas e constituídas pelas estratégias do biopoder. A pesquisa será traçada com aparato teórico de Foucault, para pensar na constituição do sujeito e da subjetividade, sob a trajetória biopolítica, que se utiliza o saber científico, inclusive o "psi". O principal dispositivo "psi", nesse sentido, é a musicoterapia. Por isso, temos como ponto a ser explorado o conceito de biopotência, que dialoga com a estética da existência para representar a possibilidade de saída do poder homogeneizador para a potência da vida, por meio da música e da forma como se pode experimentá-la. Além disso, verificaremos os aspectos rizomáticos extrínsecos à música, como a música como forma de pensamento, e intrínsecos a ela como o ritornelo (ou estribilho), que são capazes de lançar linhas de fuga ao dispositivo de captura do saber "psi", onde música e subjetividade se entrelaçam. (AU) | |
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