Busca avançada
Ano de início
Entree

A guerra dos botões: a estética da violência nos jogos eletrônicos

Processo: 00/13871-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Fátima Aparecida Cabral
Beneficiário:Alex Antonio Bresciani
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Alienação   Violência   Jogos eletrônicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alienacao | Fetiche | Jogos Eletronicos | Midia | Sociologia | Violencia

Resumo

Os jogos ganharam uma posição bastante destacada na preferência de jovens e crianças em quase todo o mundo. Dados apontam para esse como um dos ramos da indústria de entretenimento que mais cresce, chegando a fazer frente a indústria cinematográfica, principalmente depois da aplicação da microeletrônica. Diretores de Hollywood e até estrelas da música tecno-industrial disputam esse mercado, assinando acordos milionários. Diante dessa concorrência, os desenvolvedores precisam produzir jogos cada vez mais realistas, buscando absorver o jogador em ações cada vez mais complexas. Nessa corrida, são muitos os títulos que apostam na estética da violência como uma estratégia - de jogo e de venda -, o que tem colocado os jogos, em geral, no centro das preocupações dos pais, educadores, psicólogos, sociólogos e ministros da justiça, nacional e internacional, o que acabou gerando medidas cautelares e proibições de comercialização de alguns títulos. O resultado, entretanto, não é o esperado. Assim, partindo do fato de que a indústria de jogos eletrônicos está em crescimento, e que hoje a estética da violência também está em alta, esse trabalho visa aprofundar, de um ponto de vista crítico, mas menos sensacionalista, a polêmica existente em torno da questão dos jogos e violência. A violência nos jogos é apenas uma estratégia para atrair jovens ou possui outro significado, que só uma análise mais profunda da relação forma/conteúdo pode revelar? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)