Busca avançada
Ano de início
Entree

O pensamento de Euclides Roxo em relação ao ensino da Matemática: análise da obra A matemática na Educação secundária - 1937

Processo: 01/08550-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sergio Roberto Nobre
Beneficiário:Juliana Froes Forsan
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   História da matemática   Obra literária   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Matematica | Euclides Roxo | Historia Da Matematica

Resumo

O objetivo do projeto é fazer uma análise da obra de Euclides Roxo "A Matemática na Educação Secundária", a qual foi um marco no processo educacional brasileiro. Euclides Roxo, foi um importante educador, tendo sido catedrático do Colégio Pedro II, professor do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, e responsável pelas diretrizes educacionais do Colégio Pedro II. Euclides Roxo em sua obra, faz uma importante discussão teórica sobre a Educação matemática, sendo um dos poucos autores a revelar esta preocupação no início do século. Um estudo desta obra certamente fornecerá ricos elementos para a compreensão do desenvolvimento do ensino da matemática no Brasil a partir da década de 30. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)