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Sobre a posição do clinico de linguagem nos quadros de autismo, psicose e retardo de linguagem

Processo: 04/15124-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Lúcia Maria Guimarães Arantes
Beneficiário:Juliana Habiro de Souza Miguel
Instituição Sede: Faculdade de Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonoaudiologia   Transtorno autístico   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Clinica De Linguagem | Fonoaudiologia | Linguistica | Retardo De Linguagem

Resumo

O objetivo desse trabalho é, a partir de uma revisão bibliográfica acerca do atendimento de crianças com atraso de linguagem, autistas e psicóticas no campo da Fonoaudiologia, discutir se há diferenças no modo de conduzir a clínica de linguagem nos diferentes quadros e quais os pressupostos determinam a especificidade do atendimento fonoaudiológico frente a cada uma dessas categoria nosográficas. Está em questão a especificidade do atendimento de crianças com atraso de linguagem e, também, de crianças autistas e psicóticas. Afinal, considera-se que esta é uma questão fundamental a ser explicitada e que pode contribuir para um melhor entendimento da posição do clínico de linguagem. O trabalho de Maíra Caricari Saavedra, co-autora desse projeto, tem como objetivo focar o campo da Psicanálise, meu trabalho está voltado para as publicações realizadas no campo da Fonoaudiologia, uma vez que os quadros clínicos em questão são presença frequente no âmbito da clínica, mas pouco se discute como a diferença entre eles determina a natureza do atendimento. Nosso objetivo é, também, cernir diferenças entre a Fonoaudiologia e a Psicanálise no que se refere ao atendimento dos quadros clínicos em questão. Assim, a conclusão deste trabalho será uma composição do levantamento bibliográfico das duas pesquisadoras e uma reflexão crítica da literatura, que possa proporcionar uma discussão que situe a especificidade da posição do clínico de linguagem frente a esses quadros. (AU)

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