Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros cinéticos e efeitos de inibidores na atividade da glicosiltransferase

Processo: 09/10548-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Patrícia de Oliveira Carvalho
Beneficiário:Verônica Trícoli de Souza
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias   Streptococcus mutans   Enzimas   Glicosiltransferases   Cinética enzimática   Cárie dentária   Extratos vegetais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:glicosiltransferase | glucano | Parâmetros bioquímicos | S mutans | Farmácia

Resumo

O S. mutans é a principal causa da cárie dentária, sendo considerado o mais cariogênico dos streptococcus orais. Assim, para combater a cárie dentária torna-se necessário um estudo mais aprofundado destes microrganismos e, em particular, sobre os polímeros denominados glucanos, os quais são produzidos extracelularmente por espécies de Streptococcus. Glucanos extracelulares insolúveis são os principais responsáveis pela adesão e também pela coesão intercelular entre as bactérias cariogênicas. A produção destes glucanos está, por sua vez, diretamente relacionada com a atividade de uma enzima, a glicosiltransferase (GTF). A GTF decompõe a sacarose nos seus monossacarídeos: a glicose e a frutose, fazendo depois uso da glicose para formar os glucanos. A capacidade de bebidas, normalmente consumidas, afetarem a biossíntese de polissacarídeos extracelulares por estreptococos orais pode ser importante na determinação do seu potencial cariogênico. Numa primeira etapa do trabalho será estudada a cinética de crescimento do microrganismo S. mutans, a produção de glucanos no caldo de fermentação, assim como a extração e atividade da enzima GTF. E por último serão estudados os parâmetros bioquímicos de atuação da enzima e o possível efeito inibidor de dois extratos naturais, o extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) e de mate (Ilex paraguariensis) na atividade da GTF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATTAGIM, JIM; DE SOUZA, VERONICA TRICOLI; SATO MIYASAKA, NATALIA REIKO; DA SILVA CUNHA, ILDENIZE BARBOSA; SAWAYA, ALEXANDRA CHRISTINE; ALVES DE PILOTO FERNANDES, ANNA MARIA; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; RIBEIRO, MARCELO LIMA; CARVALHO, PATRICIA DE OLIVEIRA. Comparative study of the effect of green and roasted water extracts of mate (Ilex paraguariensis) on glucosyltransferase activity of Streptococcus mutans. Journal of Enzyme Inhibition and Medicinal Chemistry, v. 27, n. 2, p. 232-240, . (09/10548-8)