Busca avançada
Ano de início
Entree

Fungos fitopatógenos associados às formigas cortadeiras (Formicidae: Tribo Attini)

Processo: 10/02032-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Odair Correa Bueno
Beneficiário:Ana Paula Miranda Duarte Toledo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/58043-3 - Controle de formigas cortadeiras, estudos integrados, AP.TEM
Assunto(s):Formigas cortadeiras   Fungos   Filogenia   Fitopatógenos

Resumo

As formigas do gênero Atta, popularmente denominadas saúvas, pertencem à tribo Attini e são comumente conhecidas por "formigas-cortadeiras" por possuírem o hábito de cortar elevadas quantidades de espécies vegetais, que servem como substrato para o cultivo de um fungo simbionte que alimenta as formas larvais e os adultos. Os fungos cultivados pela maioria das Attini constituem basidiomicetos relacionados ao gênero Leucoagaricus, porém sabe-se que o substrato onde cresce o fungo simbionte também favorece o desenvolvimento de outros microrganismos, os quais podem apresentar características bioquímicas importantes para desempenhar uma função nas colônias ou mesmo fora delas. O estudo tem como objetivo conhecer e comparar a biota de fungos potencialmente fitopatógenos associados a formigas rainhas de A. capiguara e A. laevigata, coletadas em ninhos de campo localizados na UNESP de Botucatu, SP. As estirpes isoladas e identificadas fomentarão a coleção de fungos filamentosos e leveduras do Laboratório de Microbiologia do CEIS, e uma base de dados de interesse ambiental, de responsabilidade do prof. Dr. Fernando Carlos Pagnocca, UNESP RC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA DUARTE, ANA PAULA; PAGNOCCA, FERNANDO CARLOS; BARON, NOEMI CARLA; CARVALHO MELHEM, MARCIA DE SOUZA; PALMEIRA, GISLENE APARECIDA; DE ANGELIS, DEJANIRA DE FRANCESCHI; ATTILI-ANGELIS, DERLENE. In Vitro Susceptibility of Environmental Isolates of Exophiala dermatitidis to Five Antifungal Drugs. Mycopathologia, v. 175, n. 5-6, SI, p. 455-461, JUN 2013. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.