Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalencia de malformacoes congenitas no estado de sao paulo, um estudo comparativo entre regioes.

Processo: 05/54598-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Costa Nascimento
Beneficiário:Cilene Otaviano Pinto
Instituição Sede: Instituto Básico de Biociências (IBB). Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de risco   Estudos transversais   Recém-nascido de baixo peso   Anormalidades congênitas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixo Peso Ao Nascer | Estudo Transversal | Fatores De Risco | Malformacoes Congenitas

Resumo

As malformações congênitas têm uma prevalência estimada de 3%, sendo que no Brasil são poucos os estudos sobre este tema. Os objetivos deste projeto são estimar e comparar os valores da prevalência de malformações em três regiões administrativas de Saúde do Estado de São Paulo (DIR). Os dados serão obtidos junto à Secretaria de Estado da Saúde, contendo as informações presentes na Declaração de Nascido Vivo do Ministério da Saúde (DN). O período a ser analisado será o ano de 2003, que já está consolidada, e as regiões serão as de São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba. São regiões geograficamente distantes e com aspectos socioeconômicos distintos, sendo que as regiões de, São José dos Campos está mais próxima da capital e tem um importante parque industrial, a de Ribeirão Preto é considerada uma região rica e a de Sorocaba, cuja economia é industrial. As variáveis independentes serão as obtidas da DN e os valores comparados entre as regiões. Para as análises estatísticas serão utilizadas as técnicas do Qui-quadrado e Qui-quadrado de tendência linear para as variáveis categóricas e o teste t de Student e ANOVA para a comparação de médias. O nível de significância estatística adotado será alfa = 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CILENE OTAVIANO PINTO; LUIZ FERNANDO C. NASCIMENTO. Estudo de prevalência de defeitos congênitos no Vale do Paraíba Paulista. Revista Paulista de Pediatria, v. 25, n. 3, p. 233-239, . (05/54598-8)