Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferência placentária e colostral de selênio em éguas gestantes suplementadas com fonte orgânica e inorgânica de selênio.

Processo: 08/03054-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso
Beneficiário:Elena Carolina Serrano Recalde
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Placenta   Colostro   Selênio   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carboquelato | colostro | equino | placenta | potro | selênio | Alimentação de Equinos

Resumo

O projeto engloba 4 tratamentos sendo, 2 com produto a base de selenito de sódio, um administrado via oral e outro via endovenosa; um tratamento de selênio orgânico com produto à base de selênio glicina administrado via oral e um tratamento controle sem qualquer suplementação. Serão analisadas a capacidade de transferência placentária e colostral de Selênio em 32 éguas gestantes a serem suplementadas, utilizando como parâmetros os níveis, plasmáticos e no leite, de selênio. Como avaliação pré-experimental, serão colhidas amostras da pastagem e do concentrado fornecido aos animais, com objetivo de quantificar os níveis de selênio disponíveis. As 32 éguas serão divididas em 4 grupos, assim constituídas: grupo I - formado por 8 reprodutoras, suplementadas com 0,25 mg de selênio para cada 45kg de peso corporal na forma de selenito de sódio endovenoso, com aplicações a cada 15 dias durante os 3 últimos meses de gestação (6 aplicações); grupo II formado por 8 reprodutoras, suplementadas com 1,5 mg de selênio por dia na forma de selenito de sódio via oral durante os três últimos meses de gestação; grupo III, formado por 8 reprodutoras, suplementadas com 1,5 mg de selênio por dia na forma de selênio glicina (selênio orgânico) via oral durante os três últimos meses de gestação; grupo IV, formado por 8 reprodutoras utilizadas como controle.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)