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Atuacao fonoaudiologica na creche com carater preventivo.

Processo: 06/58147-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima
Beneficiário:Amanda Ballarin Dias
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Creches
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creche | Fonoaudiolgoia | Saude Publica

Resumo

Embora pouco explorada, a atuação da Fonoaudiologia visando a Promoção de Saúde tem sido crescente. Nas instituições de ensino, as ações desenvolvidas pela Fonoaudiologia não devem estar voltadas apenas para a prevenção, mas também para atuar a fim de atender as necessidades que a escola apresenta quanto às questões de linguagem, audição, voz e motricidade oral. Dessa forma, o profissional fonoaudiólogo pode prevenir e promover a saúde com práticas que envolvam atenção (triagem/avaliação/encaminhamentos) e orientação a todos os envolvidos na escola (professores, pais, alunos, responsáveis, etc...), ajudando no planejamento das atividades pedagógicas, envolvendo, dessa maneira, a instituição escolar. Sob o ponto de vista fonoaudiológico, o discurso de pais/responsáveis e professores é um fator de grande importância, pois a criança passa parte do tempo na escola e outra parte em casa, fazendo com que os cuidadores tenham condições de informar dados relativos à criança, inclusive sobre o desenvolvimento da linguagem. Também, é por intermédio das queixas trazidas ao profissional que é direcionada a intervenção do fonoaudiólogo, e principalmente, verificada a correlação positiva ou não dos dados obtidos nas ações. O presente trabalho propõe analisar a atuação fonoaudiológica na educação infantil de caráter público, baseando-se no discurso de pais/responsáveis, assim como nos resultados da própria avaliação fonoaudiológica realizada com as crianças do Centro de Convivência Infantil (CECI). (AU)

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