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O caminho para o deserto: origem e formação da Comunidade de Qumran segundo análise histórica do Documento de Damasco e do Rolo das Regras

Processo: 09/52995-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Nachman Falbel
Beneficiário:Clarisse Ferreira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Judaísmo   Manuscritos   Movimentos religiosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Documento De Damasco | Historia Antiga | Historia De Israel | Judaismo Do Segundo Templo | Manuscritos Do Mar Morto | Rolo Das Regras

Resumo

O exílio da Babilônia pontuou um rompimento social irreversível na história de Israel, principalmente a partir da destruição do reino de Judá em 586 a.C. Ao retornarem para sua terra ancestral sob o domínio persa, os repatriados entram em conflito com as populações que passaram a viver no território, bem como aqueles do povo que não haviam sido exilados. A diferença no pensamento religioso desses grupos acarretará nas primeiras ações em direção ao sectarismo na sociedade judaica. A despeito de os séculos seguintes aparentemente não registrarem rupturas mais sérias, outra crise ocorrida no século II, à perseguição selêucida à prática do judaísmo, tornou-se o novo ponto de origem para a deflagração de correntes antagônicas dentro dessa sociedade. Entre os grupos derivados dessa crise está aquele que fundou a Comunidade de Qumran, isolando-se da sociedade circundante para se estabelecer no deserto da Judéia. Foi esse mesmo grupo que escreveu os documentos visivelmente sectários entre aqueles manuscritos que hoje conhecemos como Manuscritos do Mar Morto ou, mais especificamente, Manuscritos de Qumran. O Rolo das Regras e o Documento de Damasco são os textos que, por excelência, permitem vislumbrar como eram seu modo de viver e se organizar, visando, antes de tudo, seguir sua interpretação peculiar e radical da lei mosaica. Por conseguinte, é atendo-nos mais especialmente a esses documentos que elaboraremos nossa tese ao analisar a sua construção redacional durante a história da seita, atestando para uma comunidade em plena atividade. (AU)

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