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Os usos da vírgula em textos de alunos da última série do Ensino Fundamental

Processo: 08/04683-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Prosódia   Letramento   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Letramento | Língua Portuguesa | prosódia | vírgula | fonologia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo central descrever e analisar o uso da vírgula em textos escritos por alunos da última série do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de São José do Rio Preto (SP). Os textos a partir dos quais extraímos as ocorrências não-convencionais do emprego da vírgula pertencem ao Banco de Dados de Produções Escritas do Ensino Fundamental (em constituição), desenvolvido no âmbito do projeto de extensão universitária Oficinas de Leitura, Interpretação e Produção Textual, credenciado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEx) da UNESP. O estudo da pontuação, de modo geral, propicia acaloradas discussões. Muitas gramáticas normativas discordam em alguns aspectos sobre as normas para o uso da pontuação. A vírgula, em especial, é o sinal de pontuação que mais gera problemas quando se comparam as normas de seu emprego em diferentes gramáticas. Considerando esse lugar instável de prescrição de regras, este projeto de pesquisa tem por preocupação entender como o aluno usa as vírgulas, produzindo também em seu texto uma flutuação (entre erros/acertos) ao empregar esse sinal. Analisaremos os erros e os acertos de emprego da vírgula de forma a mostrar que não se trata de uma flutuação aleatória. Partimos da hipótese que as relações que o escrevente faz entre os enunciados falados e escritos motivam a flutuação no uso das vírgulas encontradas, somadas à diversidade de regras sobre o emprego da vírgula, observáveis quando comparadas diferentes gramáticas tradicionais. Nesta pesquisa, partimos das regras de emprego de vírgula relevantes para a análise dos erros encontrados (considerando inclusive casos de divergência entre as gramáticas de referência), a fim de vislumbrar como se dão as relações entre os enunciados falados e escritos que possam motivar esses erros de emprego da vírgula em textos produzidos em ambiente escolar.

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