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A habilidade de atenção auditiva sustentada em crianças: o efeito do período do dia

Processo: 06/06945-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Mariza Ribeiro Feniman
Beneficiário:Mirela Machado Picolini
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Atenção auditiva   Atenção (processos psicológicos)   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atencao Auditiva | Atencao Auditiva Sustentada | Crianca | Efeito | Habilidade Auditiva | Periodo Do Dia | Audiologia

Resumo

Processos atencionais dizem respeito à determinação de quais estímulos internos e externos são escolhidos para o processamento, e conseqüentemente quais estímulos terão uma resposta. Assim, a habilidade de atenção mostra-se de fundamental importância, tendo em vista que esta habilidade requer que o ouvinte conscientemente selecione a qual estímulo ele prestará atenção e processará a sua resposta (GOMES et al. 2000, MEDWETSKY, 2002). A habilidade da criança para sustentar a atenção pode ser influenciada pelo período do dia, como mostram alguns estudos. Entender os efeitos dessa variável nas habilidades atencionais é de grande interesse para os profissionais da área educacional e da saúde, tendo em vista que quando a atenção sustentada e a vigilância estão alteradas, causam dificuldade de concentração na tarefa com prejuízo do desenvolvimento e da aprendizagem. Este trabalho tem o objetivo de verificar o efeito do período do dia na habilidade de atenção auditiva sustentada em 80 crianças, de ambos os gêneros, com idade entre 7 anos e 7anos e 11 meses, sem queixas escolares e/ou comportamentais e ausência de alteração auditiva. Estas crianças serão divididas em dois grupos (Grupo M e Grupo T), levando em consideração o período do dia em que realizarão a avaliação proposta. Assim, o Grupo M, deverá ser submetido à avaliação no período da manhã, entre 09h00min e 11h30min e o Grupo T, deverá ser submetido à avaliação no período da tarde, entre 15h00min e 17h30min. O processo de avaliação consta de uma entrevista com os pais e/ou responsáveis, avaliação audiológica e a aplicação do Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) (Feniman, 2004). O THAAS avaliará a atenção auditiva sustentada, no qual a criança deve responder para apenas um estímulo auditivo específico (palavra alvo), mantendo a atenção e concentração na tarefa por um período de tempo prolongado. Os resultados serão organizados em um banco de dados para facilitar a análise estatística.

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