Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferências de estímulos visuais na produção escrita de ouvintes sem queixas de alterações na escrita

Processo: 08/11474-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Juliana Ramos Casemiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Redação   Leitura   Escrita (linguística)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Educação | redação | Leitura e Escrita

Resumo

A pesquisa "Interferências de Estímulos Visuais na Produção Escrita de Ouvintes sem Queixas de Alterações na Escrita" tem por objetivo analisar a aquisição da produção escrita de estudantes de ensino fundamental de escola pública, de modo a observar como diferentes tipos de imagens podem contribuir para o desenvolvimento da narrativa escrita. Para tanto, será baseada em imagens que apresentem figuras em sequência lógico-temporal bem como em uma figura de ação. Serão sujeitos desta pesquisa 30 participantes ouvintes sem queixa de distúrbio de Leitura e Escrita, de ambos os sexos, com escolaridade variando entre 3ª série e 4ª série do Ensino Fundamental, independente da idade. Todos os pais dos alunos das terceiras e quartas séries serão convidados para comparecerem em uma reunião onde serão esclarecidos sobre a pesquisa e se concordarem assinarão um termo de consentimento para participação na mesma e responderão a uma anamnese (questionário sobre os dados pessoais de cada criança). Para a seleção dos sujeitos será realizada uma triagem auditiva, na própria escola, para garantir a audição dentro dos limites de normalidade. Também serão avaliados quanto à leitura e a escrita para verificar se não há queixa de distúrbios da comunicação (oral e de leitura e escrita). Para a coleta de dados, os estudantes serão avaliados em grupos pequenos, por meio de provas de produção escrita baseadas em figuras em sequência lógica e figura de ação. Os dados serão encaminhados para tratamento estatístico e serão avaliados qualitativamente segundo os critérios das competências comunicativas (linguística, genérica e enciclopédica). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA SILVIA CÁRNIO; JULIANA RAMOS CASEMIRO; KAREN BARROS RIBEIRO; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES. Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 26, n. 3, p. 516-523, . (08/11474-5, 08/11478-0)
JULIANA RAMOS CASEMIRO; KAREN BARROS RIBEIRO; TATIANA RIBEIRO GOMES DA MATTA; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES; MARIA SILVIA CÁRNIO. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 4, p. 396-404, . (08/11474-5, 08/11478-0)