Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita

Resumo

O desenvolvimento das competências em leitura e escrita para os surdos é fundamental para o acesso à sociedade letrada, incluindo a qualidade educacional, profissional e participação efetiva dessa população na sociedade como um todo. O fonoaudiólogo tem papel importante na construção de estratégias para adaptação dos programas educacionais para surdos, fazendo uso de recursos visuais que facilitem a comunicação com os surdos e compreendendo as diferenças linguísticas entre a língua de sinais e a língua portuguesa escrita. Esta pesquisa envolverá três outros estudos com estudantes de graduação: 1. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores sem queixas de alterações na escrita; 2. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita; e, 3. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Objetivo: Analisar a relação entre diferentes tipos de estímulos visuais e as produções escritas de surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita. Além disso, pretende-se traçar um perfil dos diferentes tipos de estímulos visuais em produção escrita de estudantes ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Método: Participarão 30 estudantes surdos sem queixas de alterações de escrita, 30 estudantes surdos com queixas de alterações de escrita; 30 estudantes ouvintes sem queixas de alterações de escrita. Serão solicitadas aos sujeitos selecionados produções escritas a partir de diferentes tipos de estímulos visuais: uma figura de ação e uma sequência de figuras. As produções serão analisadas e comparadas de forma qualitativa e quantitativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA SILVIA CÁRNIO; JULIANA RAMOS CASEMIRO; KAREN BARROS RIBEIRO; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES. Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 26, n. 3, p. 516-523, . (08/11474-5, 08/11478-0)
JULIANA RAMOS CASEMIRO; KAREN BARROS RIBEIRO; TATIANA RIBEIRO GOMES DA MATTA; APARECIDO JOSÉ COUTO SOARES; MARIA SILVIA CÁRNIO. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 4, p. 396-404, . (08/11474-5, 08/11478-0)