Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia dietetica no desenvolvimento de alteracoes da matriz destrusora em modelo experimental submetido a obstrucao vesical cronica.

Processo: 07/58872-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Homero Bruschini
Beneficiário:Karen Utsunomia
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Incontinência urinária   Colágeno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bexiga Neurogenica | Colageno | Disfuncao Miccional | Fibrose Vesical | Incontinencia Urinaria | Obstrucao Urinaria

Resumo

Avaliar as possíveis interações no estabelecimento de alterações vesicais desfavoráveis induzidas pela obstrução crônica, visando sua prevenção e tratamento. Material e método: Utilizaremos 40 ratas com peso de 200g - 300g da raça Wistar, divididos em seis grupos, a saber: 1. grupo controle; 2. grupo obstruído; 3 grupo controle + dieta de alto teor lipídico (DATL-1,25% de colesterol); 4. grupo obstruído + DATL; cada grupo com 10 ratas. Os grupos 3 e 4 são induzidos a hipercolesterolemia através da DATL por 8 semanas, com comprovação laboratorial. Os grupos 1 e 3 são submetidos a uma primeira intervenção cirúrgica "sham", sob anestesia geral e através de laparotomia mediana longitudinal a uretra é identificadas e isolada, porém nada é feito. Os dois grupos de ratas são reoperados 6 semanas após, sendo sacrificados no momento da intervenção para a retirada de suas bexigas. Os grupos 2 e 4 são submetidos a um primeiro procedimento, sob anestesia geral, no qual é provocada uma obstrução infravesical através da ligadura parcial da uretra proximal com fio inabsorvível de mononylon 5.0 sobre uma agulha 22G colocada paralelamente à uretra, a qual é retirada imediatamente após a ligadura. Estas ratas permanecem obstruídas por 6 semanas a fim de provocar fibrose vesical, momento no qual são sacrificadas para a análise morfológica de suas bexigas obstruídas. Para todos os grupos as lâminas são coradas com Masson e Picrossirius-hematoxilina e utilização da imuno-histoquímica para análise histológica e presença e composição de colágeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)