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Efeitos da implementação do Programa Escola da Coluna na qualidade de vida, capacidade funcional e intensidade de dor em trabalhadores com dor lombar

Processo: 09/16104-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Marcelo Tavella Navega
Beneficiário:Helen Cristina Nogueira Carrer
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde   Qualidade de vida no trabalho   Dor lombar   Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em saúde | Escola da Postura | Lombalgia | Qualidade de vida no trabalho | Fisioterapia Preventiva

Resumo

O impacto socioeconômico dos distúrbios osteomusculares ocupacionais vem crescendo de forma preocupante, visto que, em todo o mundo, a prevalência desta doença vem atingindo proporções epidêmicas. A dor lombar é uma das alterações musculoesqueléticas mais comuns nas sociedades industrializadas, afetando 70% a 80% da população adulta em algum momento da vida, tendo predileção por adultos jovens, em fase economicamente ativa, sendo uma das razões mais comuns para aposentadoria por incapacidade total ou parcial. A "Escola de Coluna", originalmente denominada "Back School", é um método de treinamento postural utilizado na prevenção e tratamento de indivíduos com dor lombar, composto de informações teórico-educativas, contendo prática de exercícios terapêuticos para a coluna. Objetivo: é propor, aplicar e analisar os efeitos da Escola da Postura em indivíduos com dor lombar, composto de informações teórico-educativas, contendo prática de exercícios terapêuticos para a coluna. Método: Participarão do estudo, 40 voluntários, que exerçam atividade laboral e que apresentem dor lombar crônica. Para aplicação do programa proposto, serão formados grupos de 10 voluntários, divididos conforme a disponibilidade de horário. O programa será realizado em sete encontros com os grupos, uma vez por semana, com duração de uma hora cada. Antes e após a intervenção, os voluntários responderão o questionário de qualidade de vida Short-Form Health Survey (SF-36), o questionário Roland-Morris para mensurar a capacidade funcional, assinalarão a intensidade de dor na escala visual analógica (EVA) e realizarão o teste sentar e alcançar, para avaliar a flexibilidade. Para comparar a influência do programa, os dados antes e após a intervenção serão analisados utilizando técnicas estatísticas exploratórias (tabelas, gráficos) e inferenciais. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HELEN CRISTINA NOGUEIRA; MARCELO TAVELLA NAVEGA. Influência da Escola de Postura na qualidade de vida, capacidade funcional, intensidade de dor e flexibilidade de trabalhadores administrativos. Fisioter. Pesqui., v. 18, n. 4, p. 353-358, . (09/16104-4)