Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferentes estratégias de amostragens para reduzir o efeito da autocorrelação no desempenho do gráfico da média

Processo: 09/14710-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Antonio Fernando Branco Costa
Beneficiário:Mateus Dias Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de processos   Gráficos de controle   Amostragem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gráficos de Shewhart | NMA-Número Média de Amostras até o Sinal | Novas Estratégias de Amostragens | Processos autocorrelacionados | Monitoramento de Processos

Resumo

Este projeto propõe novos esquemas de amostragens, que visam reduzir o efeito indesejável da autocorrelação no desempenho dos gráficos de controle de Xbarra. O modelo autoregressivo AR(1) é o utilizado para descrever a interdependência entre observações da característica de qualidade de unidades vizinhas na seqüência de produção. Tradicionalmente, os subgrupos racionais são constituídos de n unidades retiradas da linha de produção a cada instante de amostragem, por exemplo, às 8:00, às 8:30, às 9:00, etc. Por serem vizinhos, na seqüência de produção, estes n itens são autocorrelacionados. Este projeto propõe novas estratégias para a seleção dos itens das amostras de forma a reduzir o efeito negativo da autocorrelação no desempenho das cartas de controle. O desempenho do gráfico de controle de Xbarra é medido pelo NMA - o número médio de amostras até o alarme. Assim, por simulação, pretende-se comparar o desempenho das cartas de controle sob diferentes estratégias de amostragens.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)