Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das relações hodológicas e da inervação opioidérgica de um setor da substância cinzenta periaqueductal envolvido na inibição do comportamento maternal

Processo: 01/14053-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Newton Sabino Canteras
Beneficiário:Sandra Regina Mota Ortiz
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento materno   Analgésicos opioides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Maternal | Opioides

Resumo

Acredita-se que um tônus opioidérgico aumentado atuaria no sentido de inibir o comportamento maternal, e que a inibição de circuitos opioidérgicos seria necessária para a expressão deste comportamento. No sentido de investigar os sistemas neurais da circuitaria opioidérgica envolvida na inibição do comportamento maternal, num estudo recente de nosso laboratório foi investigado os sítios neurais correlacionados à inibição do comportamento maternal em ratas lactantes sensibilizadas após injeção de morfina. Estes resultados apontam para um setor particular da PAG lateral como sendo crítico para a inibição opioidérgica do comportamento maternal. Este setor da PAG lateral está localizado imediatamente ventral a PAG dorsolateral, e se estende no sentido rostro-caudal do polo caudal do núcleo de Darkschewitsch até a metade rostral do núcleo óculomotor. No momento o conhecimento das relações hodológicas deste setor particular da PAG lateral ainda está bastante fragmentado. Assim, na primeira etapa do presente projeto propomos uma investigação sistemática das conexões aferentes e eferentes deste sítio da PAG, usando como traçador anterógrado a leucoaglutinina do Phaseolus-vulgaris e como traçador retrógrado o Fluoro-Gold. Em seguida, com o intuito de identificarmos os sítios opiódes que aferentam esta região da PAG, propomos um estudo de dupla marcação, usando a subunidade B da Toxina Colérica (CTb) como traçador retrógrado aplicado na PAG e a detecção por imuno-fluorescência de células imunorretivas à β-endorfma, met- e l-encefalina e dinorfina A e B. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTA-ORTIZ, SANDRA REGINA; SUKIKARA, MARCIA HARUMI; BITTENCOURT, JACKSON CIONI; BALDO, MARCUS VINICIUS; ELIAS, CAROL FUZETI; FELICIO, LUCIANO FREITAS; CANTERAS, NEWTON SABINO. The periaqueductal gray as a critical site to mediate reward seeking during predatory hunting. Behavioural Brain Research, v. 226, n. 1, p. 32-40, . (04/14312-5, 01/14053-1, 04/13849-5, 06/57647-2)