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Inquerito qualitativo e quantitativo a respeito do uso de animias em aulas praticas de medicina veterinaria

Processo: 08/54724-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Mariana Pacheco Galgaro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor | Ensino | Metodos Substitutivos | Sensciencia | Uso De Animais

Resumo

A utilização de animais para ensino na Medicina Veterinária é uma prática comum desde o surgimento do curso, em diversas disciplinas. Porém, atualmente, com o avanço da tecnologia e da ética médica, já existem alternativas igualmente ou mais eficientes que os métodos tradicionais, que já são utilizados em diversas faculdades ao redor do mundo. Entretanto, em alguns países como o Brasil ainda há resistência em relação à sua implantação na maioria das faculdades. O crescente aumento da preocupação com o bem-estar animal tem gerado conflitos éticos e morais entre os alunos do curso, já que muitos animais são sacrificados durante sua formação acadêmica, que antagonicamente visa formar profissionais aptos a diminuir o sofrimento e possibilitar melhor qualidade de vida dos animais. Aparentemente, o principal motivo de resistência por parte dos docentes é a descrença na eficiência dos métodos alternativos de ensino em comparação com os tradicionais. Daí a importância de pesquisas e estudos nessa área para estimar a quantidade de animais usados em aulas, os principais motivos alegados pelos professores e possibilidades de substituição dos animais usados nos métodos convencionais. Para a avaliação destes quesitos, será elaborado um questionário padrão que será aplicado a todos os professores do Instituto de Biociências e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu que lecionam para o curso de Medicina Veterinária. Com base nesses dados será avaliada a porcentagem de docentes de cada disciplina que utilizam animais, seus motivos e estratégias para proposição de métodos substitutivos ao uso de animais durante aulas práticas. (AU)

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