Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação da benzocaína com membranas lipídicas e eritrocitária por fluorescência

Processo: 97/02395-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 1997
Vigência (Término): 31 de outubro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Daniela Kiyoko Yokaichiya
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/01451-9 - Anestésicos locais: síntese, propriedades estruturais e físico-químicas e interação com membranas modelo e biológicas, AP.TEM
Assunto(s):Benzocaína   Eritrócitos   Fluorescência   Lipossomos   Membrana celular

Resumo

A benzocaína (BZC) ao contrário da maioria dos anestésicos locais (AL) não se ioniza em pHs próximos ao fisiológico. Desta forma constitui-se um modelo ímpar para o estudo do mecanismo de ação da forma desprotonada de AL. A membrana é o sítio de ação dos AL, cuja interação com a proteína canal de Na+ é responsável pelo fenômeno de bloqueio da condução do estímulo nervoso, conhecido por anestesia. A ligação aos lipídicos membranares é igualmente importante, dada a estreita correlação entre grau de hidrofobicidade (a forma desprotonada é a mais hidrofóbica) e a potência dos AL. Nesse projeto objetivamos estudar a interação da BZC com membranas modelo (lipossomos e de eritrócitos), através de métodos fluorimétricos, procurando estabelecer parâmetros físico-químicos importantes para o mecanismo da anestesia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MATOS ALVES PINTO‚ L.; KIYOKO YOKAICHIYA‚ D.; FERNANDES FRACETO‚ L.; DE PAULA‚ E. Interaction of benzocaine with model membranes. Biophysical Chemistry, v. 87, n. 2, p. 213-223, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.