Busca avançada
Ano de início
Entree

Benzocaína, tetracaina e lidocaína: interação com membranas lipídicas e de eritrócito

Processo: 96/09786-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 31 de maio de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Luciana de Matos Alves Pinto
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/01451-9 - Anestésicos locais: síntese, propriedades estruturais e físico-químicas e interação com membranas modelo e biológicas, AP.TEM
Assunto(s):Anestésicos locais   Fluorescência   Ressonância magnética

Resumo

Sabe-se que o mecanismo de ação de anestésicos locais (AL) envolve sua interação com a proteína axonal, voltagem-dependente, canal de Na+. É também conhecida a relevância da interação dos AL com a fase lipídica membranar, que leva a aumento da duração/potência anestésica. Pretende-se determinar as diferenças na inserção de AL da série éster (benzocaína) amino-éster (tetracaína) e amino-amida (lidocaína) em membranas fosfolipídicas, através de medidas de ressonância Magnética Nuclear de Próton (1D-NOE, NOESY, ROESY, T1 seletivo). Contrastando a localização desses AL com seu efeito na organização das membranas modelo (medidas de EPR, fluorescência) e ainda com parâmetros físico-químicos dos AL como solubilidade, coeficiente de partição, pKa, PM, área de Van der Waals, pretendemos determinar, ao nível molecular da interação AL-lipídio, parâmetros responsáveis pela diferente potência anestésica observada entre as diferentes famílias de AL. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Luciana de Matos Alves. Interação dos anestesicos locais benzocaina, lidocaina e tetracaina com membranas modelo. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.