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Empresas reticulares: incentivos territoriais, uso alienação do território

Processo: 02/07969-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Márcio Antonio Cataia
Beneficiário:Marianna Lamas Ramalho
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Território   Uso do território   Alienação   Empresas   Indústrias   Jundiaí (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alienacao Do Territorio | Empresas Reticulares | Incentivos Fiscais | Incentivos Territoriais | Redes | Uso Do Territorio

Resumo

Nesta pesquisa adota-se um partido de método segundo o qual o espaço geográfico é um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações, onde a técnica é objeto e ao mesmo tempo é ação. O objeto empírico desta pesquisa é a rede de uso do território pela indústria de refrigerantes Pepsi-Cola, localizada no Município de Jundiaí, no Estado de São Paulo. O método utilizado envolve fundamentalmente os conceitos de empresas reticulares - como empresas que se utilizam de redes materiais e imateriais regulando o conjunto de todo território nacional - e território alienado - como território também normatizado pela política de empresas reticulares, via de regra transnacionais. (AU)

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