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Linguagem, aprendizagem e processamento auditivo: estudo neurolinguístico, eletrofisiológico e comportamental em crianças com epilepsia Rolândica e de lobo temporal

Processo: 10/07438-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Marilisa Mantovani Guerreiro
Beneficiário:Mirela Boscariol
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Aprendizagem   Epilepsia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | eletrofisiologia da audição | epilepsia | Linguagem | Processamento Auditivo | Audiologia e Linguagem

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar o desempenho de crianças com epilepsia Rolândica e epilepsia de lobo temporal em testes de linguagem, leitura, escrita e testes auditivos comportamentais e eletrofisiológicos e comparar ao grupo controle. Farão parte do estudo 45 indivíduos, de ambos os gêneros e faixa etária de 8 a 14 anos, sendo 15 do grupo experimental I com epilepsia Rolândica, 15 do grupo experimental II com epilepsia de lobo temporal e 15 do grupo controle (GC). Será realizada avaliação da linguagem oral segundo amostra de fala espontânea, avaliação da fonologia, vocabulário receptivo-auditivo e repetição de pseudopalavras e dígitos. A leitura e escrita serão avaliadas segundo amostra de escrita espontânea, prova de consciência fonológica, avaliação da leitura e escrita de palavras reais e pseudopalavras, velocidade de leitura e aritmética. O processo de avaliação audiológica constará de uma bateria de testes auditivos, que consistirá de uma avaliação do sistema auditivo periférico, seguida de testes auditivos comportamentais, como o teste dicótico de dígitos, teste dicótico não-verbal, teste de padrão de duração e o teste GIN (Gaps in noise). Serão ainda analisadas medidas eletrofisiológicas por meio de potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latência. Espera-se com este estudo caracterizar as possíveis alterações da linguagem, leitura, escrita e processamento auditivo em crianças com epilepsia Rolândica e epilepsia de lobo temporal. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOSCARIOL, MIRELA; CASALI, RAQUEL L.; AMARAL, M. ISABEL R.; LUNARDI, LUCIANE L.; MATAS, CARLA G.; COLLELA-SANTOS, M. FRANCISCA; GUERREIRO, MARILISA M.. Language and central temporal auditory processing in childhood epilepsies. Epilepsy & Behavior, v. 53, p. 180-183, . (10/07438-3)