Busca avançada
Ano de início
Entree

Sindrome perisylviana: estudo de uma familia brasileira, com enfase na modalidade genetica de transmissao e espectro clinico.

Processo: 03/01416-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marilisa Mantovani Guerreiro
Beneficiário:Eliane Provenzano Herrera
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia   Polimicrogiria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atraso De Fala | Disturbio De Linguagem | Epilepsia | Polimicrogiria | Sinais Pseudobulbares | Sindrome Perisyviana

Resumo

Síndrome Perisylviana refere-se a diversas manifestações clínicas que podem acompanhar lesões que comprometem a região perisylviana ou opercular. A proposta do nosso estudo é estudar a Síndrome Perisylviana com base congênita, que se manifesta com grande espectro clínico, já na idade infantil, em vários membros de uma mesma família. Com o advento da ressonância magnética, foi possível observar a presença de polimicrogiria (PMG) na região da fissura de Sylvius. A clínica pode variar desde leves atrasos no desenvolvimento da linguagem até diversos graus de epilepsia, passando por sinais pseudobulbares e outras comorbidades. A gravidade clinica parece estar relacionada com a extensão de comprometimento da fissura de Sylvius, destacando-se então a PMG parietal ou difusa. No presente estudo, pretendemos avaliar e analisar uma família brasileira com a Síndrome Perisylviana, com especial atenção aos indícios de modalidade de transmissão genética presente no caso. Tais pacientes serão retirados do Ambulatório de Neurologia do Hospital de Clínicas da Unicamp, e seguiremos um protocolo contendo avaliação clínica, questionário com ênfase em informações concernentes ao desenvolvimento neurológico e construção de um heredograma. Pretendemos assim contribuir com a divulgação de tal entidade em nosso meio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIANE P. HERRERA; IARA L. BRANDÃO-ALMEIDA; CATARINA A. GUIMARÃES; ECILA P. M. OLIVEIRA; MARIA AUGUSTA MONTENEGRO; FERNANDO CENDES; ISCIA LOPES-CENDES; CARLOS A.M. GUERREIRO; SIMONE R.V. HAGE; MARILISA M. GUERREIRO. Síndrome peri-sylviana: estudo de uma família brasileira com ênfase na modalidade de transmissão genética e espectro clínico. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 63, p. 459-463, . (03/01416-4)