Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência social sobre a aprendizagem do uso de ferramentas em crianças pré-verbais de instituições particulares

Processo: 09/15938-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Briseida Dôgo de Resende
Beneficiário:Lígia Mariane Nishida
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/57618-5 - Influência social na resolução de problemas: um estudo a partir da perspectiva da percepção e ação, AP.JP
Assunto(s):Imitação   Desenvolvimento   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | desenvolvimento | Imitação | aprendizagem

Resumo

Considerando o desenvolvimento infantil, há uma ausência de pesquisas referentes à influência social na aprendizagem do uso de ferramentas por crianças, o que é uma omissão desconcertante da literatura sobre desenvolvimento humano. O presente trabalho tem como proposta contribuir para o preenchimento desta lacuna, focando nos aspectos sociais que promovem a aquisição do uso de um objeto para golpear outro a fim de obter uma recompensa. Trabalharemos com filmagens de grupos de crianças com idade entre 18 e 24 meses, em duas instituições particulares de cuidado infantil da Zona Leste que difiram quanto ao número de crianças por tutores. Nos grupos experimentais, os sujeitos observarão indivíduos proficientes utilizando dois diferentes tipos de objetos para golpear um alvo: um com tamanho e peso adequados para que o objeto se rompa, e outro muito leve, e terão oportunidade de executar a tarefa. Nos grupos controle, serão fornecidos esses dois diferentes tipos de objetos, mas nenhuma demonstração será feita. A comparação entre os grupos revelará se a exposição a um modelo contribui para a mais rápida aquisição da tarefa e, caso positivo, de que forma isso ocorre (repetição exata dos movimentos demonstrados, ou simples aumento de manipulação dos objetos envolvidos na tarefa). A comparação entre as duas instituições revelará se há diferença no desenvolvimento infantil relacionada à quantidade de atenção despendida às crianças.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)