Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão da CK-19, HBME-1 e galectina-3 em tecidos tiroidianos: estudo imunoistoquímico

Processo: 01/00679-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Patricia Sabino de Matos
Beneficiário:Ana Paula Camargo Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Autopsia   Carcinoma   Nódulo da glândula tireoide
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autopsia | Carcinoma | Incidencia | Oculto | Patologias | Tireoide

Resumo

A incidência de nódulos tiroidianos na população adulta é ao redor de 1% a 10%, com maior freqüência em mulheres na razão de 3 a 4:1. Dos nódulos únicos ressecados, apenas 10% a 20% são malignos. O carcinoma oculto ou incidental da tireóide parece estar presente numa proporção significante da população geral. O mais freqüente é o microcarcinoma papilífero, porém podemos ter carcinomas foliculares ocultos, carcinomas de células axifílicas ou carcinomas medulares. O objetivo desta pesquisa será observar a incidência de carcinoma oculto da tireóide, bem como a diferença de incidência deste carcinoma em material de autópsia e de patologia cirúrgica. Além disso, espera-se observar a incidência das neoplasias da tireóide, bem como a associação com outras patologias não-neoplásicas como bócios nodulares e tireoidites. As glândulas tireóides serão pesadas e, após fixação em formaldeído a 10% tamponado, cortaremos longitudinalmente a intervalos de 3mm. Cada fatia será analisada cuidadosamente e as lesões visíveis macroscopicamentes incluídas para exame histológico. Todos os cortes serão corados pela hematoxilina-eosina e examinados por pelo menos 2 examinadores. O estudo estatístico levará em conta, além da incidência das mais variadas neoplasias, a ocorrência por sexo e idade e a associação das neoplasias com outras patologias de tireóide. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABINO DE MATOS‚ P.; FERREIRA‚ A.P.C.; WARD‚ L.S.. Prevalence of papillary microcarcinoma of the thyroid in Brazilian autopsy and surgical series. ENDOCRINE PATHOLOGY, v. 17, n. 2, p. 165-173, . (03/02309-7, 01/00679-6)