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Práticas de educação inclusiva em questão: uma análise de situações vivenciadas no cotidiano escolar

Processo: 09/52094-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Cristina Hulshof
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Métodos de ensino   Inclusão escolar   Pessoas com deficiência   Políticas de inclusão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia | Educacao Inclusiva | Praticas De Ensino | Relacoes De Ensino

Resumo

Este projeto visa dar continuidade a uma pesquisa que aborda os modos da educação inclusiva na escola. A pesquisa estabeleceu como foco de investigação as relações e as formas de atuação de professor e alunos na implementação das políticas públicas de inclusão. Acompanhando uma turma do quinto ano que continha uma aluna com surdez e um aluno com autismo, buscamos analisar o confronto entre os discursos sobre deficiência e educação e a concretização da educação inclusiva nas escolas. Assim como a pesquisa anterior, o presente projeto tem ancoragem teórica e metodológica na abordagem histórico-cultural, e destaca a importância do estudo dos processos de inclusão como uma atividade que diz respeito não apenas aos alunos, mas a todas as pessoas que na escola participam, de algum modo, das políticas de inclusão. Tivemos como um desafio pesquisar a emergência de propostas de políticas de inclusão nos últimos anos, a sua relação com o cotidiano da escola e as suas implicações em termos do desempenho escolar da criança portadora de deficiência. A passagem dos alunos para o 6º ano e a conseqüente mudança de período levaram à escolha de uma nova turma, que contém três alunos com deficiência, além de diversos casos de dificuldades de aprendizagem. Tendo os mesmos fundamentos da pesquisa anterior - a natureza social do desenvolvimento humano, a importância da história e da cultura nas relações de ensino, o modo de conceber a deficiência - e ancorados especialmente nos trabalhos de Vigotski, o presente projeto mantém como objetivo problematizar a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. (AU)

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