Busca avançada
Ano de início
Entree

Fluxo sanguineo muscular do antebraco em pacientes submetidos a avaliacao cardiologica quanto a variaveis demograficas e clinicas.

Processo: 05/04470-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alfredo José Mansur
Beneficiário:Thiago Esgalha Sartori
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Cardiologica | Cardiologia

Resumo

O fluxo sanguíneo muscular do antebraço foi estudado em diversas circunstâncias. Verifica-se, no entanto, que, nos artigos publicados na literatura, poucos avaliaram o fluxo sanguíneo regional do antebraço quanto aos aspectos demográficos e clínicos, e quando o fizeram, foram analisadas casuísticas reduzidas ou com peculiaridades fisiológicas, como por exemplo obesidade. Nos diferentes estudos realizados, poucos avaliaram a população brasileira, e não foram investigadas associações do fluxo sanguíneo muscular do antebraço com variáveis demográficas e clínicas obtidas na avaliação médica cardiológica. Formulamos então a hipótese de que o fluxo sanguíneo muscular do antebraço possa variar quanto a variáveis demográficas e clínicas obtidas na avaliação médica cardiológica ambulatorial. Planejamos o presente estudo com o objetivo de estudar o fluxo sanguíneo muscular do antebraço avaliado por meio da pletismografia de oclusão venosa quanto a variáveis demográficas e clínicas em pacientes submetidos à avaliação médica cardiológica ambulatorial. Serão avaliados 200 pacientes com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos atendidos na Unidade Clínica de Ambulatório Geral do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP. Serão estudadas as seguintes variáveis: idade, sexo, índice de massa corpórea, pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica, taxa de hemoglobina, de creatinina, de colesterol total e frações triglicérides e duração do exercício no eletrocardiograma de esforço.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)