Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da capacidade tampao salivar, fluxo salivar e ph do biofilme em relacao a presenca ou ausencia de carie em criancas de 7 a 9 anos.

Processo: 06/58064-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Regina Célia Rocha Peres
Beneficiário:Glaucia de Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Cárie dentária   Concentração de íons de hidrogênio   Saliva   Biofilmes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biofilme | Carie | Criancas | Ph | Saliva

Resumo

A capacidade de tamponamento da saliva é considerada um fator relevante na manutenção da homeostase dos tecidos e apresenta correlação com fluxo salivar além de ser importante na presença do biofilme dental, onde é melhor refletida por neutralizar ácido nesta superfície. Estudos têm indicado que a capacidade tampão da saliva parece estar inversamente relacionada com a prevalência de cárie e que substâncias presentes no biofilme conferem proteção à superfície dental. Por outro lado, não há uma concordância sobre quais fatores são mais úteis na identificação de indivíduos com alto risco de cárie. O objetivo deste estudo é medir fluxo salivar, capacidade tampão da saliva e pH do biofilme e observar a existência de correlação com presença ou ausência de cárie. Serão analisadas 40 crianças na faixa etária entre 7 e 9 anos de ambos sexos, que serão divididas em grupos com lesão e sem lesão de cárie. Todos os responsáveis assinarão um termo de participação na pesquisa de acordo com as normas do Comitê de Ética da FOP/UNICAMP. Inicialmente será realizado o índice CPOD. O peagômetro e o eletrodo de vidro serão utilizados para as medidas de capacidade tampão salivar e pH do biofilme. Para medir o pH do biofilme será utilizado também um microelétrodo. Os dados serão submetidos ao teste t ou Mann-Whitney e as variáveis submetidas à correlação de Pearson ou Spearman. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)