Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do fator de necrose tumoral-alfa,cicloxigenase-2 e apoptose na lesao vascular sistemica induzida pela angiotensina ii.

Processo: 04/02685-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Denise Saretta Schwartz
Beneficiário:Maria Do Carmo Fernandez Vailati
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Angiotensina II   Apoptose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiotensina Ii | Apoptose | Cicloxigenase-2 | Etanercept | Rofecoxib

Resumo

Árias evidências indicam que além da ativação sistêmica de neuro-hormônios relacionados ao Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (SRAA), existe a liberação local de angiotensina II (AII), adrenalina e aldosterona, capazes de induzir necrose, apoptose e fibrose tissular. Esses efeitos foram especialmente analisados no miocárdio, havendo poucos dados relacionados com outros órgãos. Vários autores têm reforçado o papel relevante do fator de necrose tumoral-Alfa (FNT-a) e da cicloxigenase. Não encontramos qualquer estudo em ratos, que avaliasse o papel do FNT-a e da apoptose no modelo experimental de infusão crônica de AII, e nem a utilização de inibidores da cicloxigenase-2 (iCOX-2) em lesão cardíaca in vivo induzida pela AII, numa fase que antecede a hipertensão arterial, a hipertrofia e a fibrose de miocárdio. Serão utilizados 72 ratos Wistar, machos, divididos em seis grupos, com 12 animais cada: controle, ratos tratados com AII, AII + antagonista FNT- alfa, AII + iCOX-2, controle iCOX-2 e controle antagonista FNT-alfa. A infusão contínua de AII será realizada na dose de 150 ng/min, através de mini-bombas osmóticas. Serão realizados cortes histológicos de miocárdio, rim e fígado para coloração pela hematoxilina-eosina (observação das áreas de necrose) e Shorr (avaliação do índice apoptótico). Também será mensurado o FNT-alfa sérico dos animais. Será utilizada ANOVA com nível de significância P<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)