Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao de criancas com disturbio de aprendizagem e dislexia por meio da bateria neuropsicologica luria nebraska.

Processo: 06/06651-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Andreza Carolina Bretanha
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Diagnóstico diferencial   Dislexia   Leitura e escrita   Transtornos de aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska | Diagnóstico Diferencial | Dislexia | distúrbio de aprendizagem | Fonoaudiologia | leitura e escrita | Linguagem Escrita

Resumo

Tem sido crescente a queixa do âmbito familiar, educacional e clínico do fracasso escolar de crianças no que diz respeito a aprendizagem de leitura e escrita. Algumas crianças recebem títulos de disléxicas, sendo nomeadas muitas vezes erroneamente por pais e educadores que na realidade buscam entender e justificar as dificuldades do educando.O Fonoaudiólogo é um profissional habilitado para compreender e dedicar-se ao tratamento dessas dificuldades de leitura e escrita tão comuns em crianças de idade escolar, mas há escassez de materiais para auxiliar no diagnóstico de tais dificuldades, especialmente materiais que se destinam à diferenciação de distúrbio de aprendizagem e dislexia. Este trabalho vem atender as necessidades clínicas, visando a falta de materiais confiáveis para auxiliar no diagnóstico diferencial de crianças com especificamente esses dois distúrbios. Participarão desse estudo 40 crianças, sendo 20 com diagnóstico de distúrbio de aprendizagem e 20 com diagnóstico de dislexia na faixa etária de 8 a 9 anos, matriculadas em salas regulares do ensino fundamental, com ausência de alterações sensoriais, cognitivas e comportamentais. Será aplicado a Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska revisada para crianças (LNNB-C), sendo utilizadas apenas as escalas diretamente relacionadas às atividades de leitura: linguagem receptiva, linguagem expressiva, escrita, leitura, processos mnemônicos, destreza aritmética e funções visuais. Como instrumento de caracterização do distúrbio de aprendizagem e dislexia serão utilizadas as tabelas de normatização que foram padronizadas por BATISTA & CRENITTE (2003) e SILVA & CRENITTE (2004), os valores obtidos pela análise do desempenho da criança serão comparados entre os valores-padrão mínimo e máximo de normalidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)