Busca avançada
Ano de início
Entree

O idoso asilado: a subjetividade intramuros

Processo: 04/15471-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Sterza Justo
Beneficiário:Nayara de Paula Faleiros
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Idosos   Asilos   Entrevistas (psicologia)   Subjetividade   Assis (SP)

Resumo

O fenômeno do envelhecimento da população brasileira tem gerado preocupações cada vez maiores da administração pública e da sociedade como um todo no sentido de assimilar esse segmento da população de forma mais adequada nas mais diversas áreas da vida social: na economia, na política, na cultura, no exercício da cidadania e assim por diante. A ciência e, em particular a psicologia, têm participado ativamente do esforço da produção de conhecimentos e práticas de atenção capazes de revitalizar a presença da terceira idade no cenário da sociedade. Apesar desses esforços e das mudanças ocorridas, o "idoso" continua sendo objeto de estigmas e condições de vida despotencializadoras de suas possibilidades de participação ativa na sociedade. O isolamento e o confinamento do idoso em asilos continua sendo uma prática corrente de invalidação e vitimização do envelhecimento. A presente pesquisa se propõe a investigar a subjetividade do idoso asilado buscando percorrer suas representações de si e do lugar onde vive - o asilo - e as possíveis relações entre tais representações e a condição de asilamento. Para tanto, serão realizadas entrevistas com idosos residentes num asilo da cidade de Assis, centradas na sua vivência de todo o processo de asilamento. O material coletado com as entrevistas será submetido a uma análise de conteúdo e interpretado com a ajuda de referenciais teóricos pertinentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAYARA DE PAULA FALEIROS; JOSÉ STERZA JUSTO. O idoso asilado: a subjetividade intramuros. Rev. bras. geriatr. gerontol., v. 10, n. 3, p. 327-338, Dez. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.