Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do hormonio tiroideano em tecidos musculares: determinacao do padrao global de expressao genica e de vias intercelulares relevantes.

Processo: 06/56852-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Anselmo Sigari Moriscot
Beneficiário:Marcela Sorelli Carneiro Ramos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos   Hormônios tireóideos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acoes Nao Genomicas | Hormonio Tiroideano | Microarray | Sinalizcaao Intracelular | Tecidos Musculares

Resumo

Os efeitos estruturais e funcionais do T3 são bem conhecidos e tem sido amplamente caracterizados em vários sítios do organismo. Sabe-se que a grande maioria destes efeitos deve ser desencadeada por meio da modulação da expressão gênica e vias intracelulares. No entanto os genes caracterizados como alvos do T3 ainda são relativamente escassos, considerando a grande variedade de efeitos biológicos que o T3 exerce. Essa tônica também se aplica para os tecidos musculares, aonde a maioria dos genes alvo para o T3 bem caracterizados foram identificados por meio de pistas fisiológicas. Sendo assim, a utilização de microarray e detecção de vias intracelulares ampliará muito nosso conhecimento a respeito de genes e eventos bioquímicos responsivos ao T3 nos tecidos musculares. Este projeto trará uma contribuição significativa para: 1) a melhor compreensão dos mecanismos moleculares de ação deste hormônio e 2) o fornecimento de substrato para que novos agentes terapêuticos que mimetizem certas ações do T3 possam ser formulados, sem que estes tenham efeitos terapeuticamente "não desejados". Por exemplo, compostos que possuem efeito cardiotôníco (efeito inotrópico positivo do T3) no entanto sem desencadear elevação da freqüência cardíaca (efeito cronotrópico positivo do T3) seriam de grande valia como agentes terapêuticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)