Busca avançada
Ano de início
Entree

Deficiência auditiva, física e visual em estudantes de enfermagem: vistas a inclusão, do acesso a conclusão do curso de graduação

Processo: 03/12489-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Ana Cristina Mancussi e Faro
Beneficiário:Marisa Junior Lopes
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pessoas com deficiência   Acesso à educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia | Enfermagem | Ensino | Reabilitacao

Resumo

Inúmeras discussões sobre o direito de acesso, ingresso e permanência de pessoas com deficiência no sistema educacional escolar, têm possibilitado algumas ações de caráter intervencionista voltadas a uma política de inclusão. Portanto, queremos acreditar que o acesso, permanência e conclusão do aluno no Curso de Graduação em Enfermagem seja um processo interativo e com igualdade de oportunidades, livre de paternalismo. A questão central deste estudo está na dualidade entre exclusão e inclusão, uma vez que vislumbra o acesso, permanência e conclusão do curso de Enfermagem por parte de alunos com deficiências sensório-motoras, limites funcionais/alterações desta natureza. Neste contexto e para esta pesquisa se considera deficiência toda e qualquer alteração em funções anatômicas e fisiológicas, bem como psicológicas, as quais podem, em graus variados, interferir nas atividades diárias e na participação social. Acreditamos, ser esta pesquisa, relevante para o ensino de nível superior, uma vez que poderá resgatar conceitos e atitudes dos interessados até então, latentes. Ainda, poderá contribuir para a capacitação ou pelo menos, oferecer subsídios para o preparo do docente universitário, para lidar e acolher a diversidade na sua prática de ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)