Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do coeficiente de partição micela-água de fármacos em sistema micelar de hexadecilfosfocolina e sua correlação com a distribuição sangue-cérebro.

Processo: 08/06721-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Carlota de Oliveira Rangel Yagui
Beneficiário:Lívia Regina Brandeburski
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de fármacos   Relação quantitativa estrutura-atividade   Micelas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:barreiras biológicas | Coeficiente de Partição | desenvolvimento de fármacos | micelas | Qsar | Desenvolvimento de fármacos

Resumo

Estudos quantitativos de relação entre estrutura química e atividade biológica, QSAR (Quantitative Structure Activity Relationship), são amplamente utilizados no planejamento de novos candidatos a fármacos. Dentre os descritores estruturais mais empregados em QSAR, destaca-se o coeficiente de partição octanol-agua (Po,w). No que diz respeito ao planejamento de fármacos que atuam no sistema nervoso central (SNC), estudos indicam, entretanto, que o valor de Po,w não apresenta boa correlação com o transporte através da barreira hematoencefálica. O presente projeto visa estudar a utilização de coeficiente de partição micela-água para avaliação da passagem de fármacos através da barreira hematoencefálica. Serão obtidos, através das curvas de solubilidade em soluções micelares a diferentes concentrações de tensoativo, os coeficientes de partição micela-água (logPmic,w) dos fármacos a seguir: diazepam, carbamazepina, fenitoína, ácido salicílico, acetaminofeno, norfloxacino, ciprofloxacino e ibuprofeno, em soluções micelares constituídas pelo tensoativo anfótero hexadecilfosfocolina (HDPC). Complementarmente, a concentração micelar crítica (CMC) do tensoativo será determinada. Os valores experimentais de logPmic,w também serão comparados com valores de coeficiente de partição octanol-água (ClogP) calculados com base no programa PALLAS (CompuDrug). Para avaliar o poder preditivo do coeficiente de partição micela-água, os valores obtidos serão correlacionados com dados da literatura referentes ao coeficiente de distribuição sangue-cérebro. Este estudo abre campo para posterior utilização de coeficiente de partição micela-água em estudos de QSAR de compostos candidatos a fármacos com atuação no SNC.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)