Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito "in vitro" dos indutores de estresse oxidativo hepatico triiodotironina e lindano na producao de ero e ern em celulas de kupffer.

Processo: 01/04379-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Virginia Berlanga Campos Junqueira
Beneficiário:Karin Argenti Simon
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/02335-5 - Estresse oxidativo: de modelos experimentais a patologias humanas, AP.TEM
Assunto(s):Tri-iodotironina   Transdução de sinais   Lindano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas De Kupffer | Lindano | Sinalizacao Celular | Triiodotironina

Resumo

A atividade dos macrófagos residentes no fígado, conhecidos como células de Kupffer (CK), é importante em vários modelos de dano hepático, entre eles isquemia e reperfusão, sepsis, sobrecarga de ferro, intoxicação com etanol, entre outros. A importância das CK na potenciação do efeito do inseticida organoclorado lindano em animais tratados com hormônio da tireóide foi evidenciada no meu trabalho de doutorado. Durante o "burst" oxidativo, as CK liberam espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (ERO e ERN) que participam no estresse oxidativo hepático induzido por estes tratamentos. Além disso, as CK secretam várias substâncias bioativas, como prostaglandinas, leucotrienos, citocinas, enzimas lisossomais e proteinases neutras, que interferem na função de hepátocitos e células endoteliais. Este projeto pretende esclarecer a ação dos fármacos lindano e triiodotironina (T3) diretamente sobre as CK em experimentos in vitro, avaliando a produção de ERO e ERN e a síntese de citocinas em resposta a estes tratamentos. Além disso, o trabalho visa estudar os mecanismos de transdução de sinal envolvidos na ativação da NADPH oxidase e regulação da atividade da NOsintase, através da medida da atividade da PKC e de tirosinas fosfatases, e formação de nitro- e fosfotirosina, em CK tratadas com T3 ou lindano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)