Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito antinociceptivo de antibióticos aminoglicosídicos e sulfato de magnésio: estudo comparativo de potência no teste de retirada de cauda e na dor pós-seccional em ratos

Processo: 00/02742-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Wiliam Alves Do Prado
Beneficiário:Elisio Bueno Machado Filho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia   Sulfato de magnésio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia | Sulfato De Magnesio

Resumo

Está amplamente estabelecida a propriedade que bloqueadores de canais de cálcio possuem de promover antinocicepção ou de potenciar a antinocicepção opióide em animais de laboratório. Dentre os diversos bloqueadores de canais de cálcio disponíveis, resultados mais consistentes têm sido observados com drogas capazes de bloquear canais de cálcio do tipo N, entre os quais destacam-se a ω-conotoxina GVIA e diversos peptídeos dela derivados e a gentamicina, antibiótico aminoglicosídico, como drogas capazes de promover antinocicepção em diversos, modelos animais. O efeito antinociceptivo da gentamicina parecem depender de efeito inibidor competitivo que esta droga possui sobre o influxo de íons cálcio em terminais nervosos. Do mesmo modo, antibióticos aminoglicosídicos. (AGA) foram demonstrados como sendo capazes de competir com ações biológicas dos íons cálcio em diversos processos biológicos. No presente projeto pretende-se investigar comparativamente, no teste de retirada de cauda e em modelo de dor pós-seccional em ratos: (1) se a administração intratecal de outros AAG (estreptomicina, neomicina e kanamicina), produz antinocicepção; (2) qual a relação de potência antinociceptiva destes AAG quando comparados com as da gentamicina e do sulfato de magnésio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
W.A. PRADO; E.B. MACHADO FILHO. Antinociceptive potency of aminoglycoside antibiotics and magnesium chloride: a comparative study on models of phasic and incisional pain in rats. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 35, n. 3, p. 395-403, . (00/02742-4)