Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo histológico comparativo da fixação de enxertos autógenos em calota craniana de coelhos com cola cirúrgica (h-butil cianocrilato Histoacril) e adesivo plástico a base de cianoacrilato (Super Bonder)

Processo: 06/00287-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Eduardo Hochuli Vieira
Beneficiário:Patrícia Ariellen de Lima Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil

Resumo

A utilização de osso autógeno em reconstruções maxilo-faciais bem como em implantodontia é muito difundida e apresenta resultados satisfatórios em relação ao aumento de volume ósseo e contornos maxilo-faciais, sendo que o sucesso desta formação óssea e incorporação do enxerto está relacionado diretamente com o tipo de fixação empregada, sendo a fixação interna rígida com placas e parafusos a escolha para fixação destes enxertos. Adesivos químicos, desde a descoberta, vêm sendo estudados e utilizados para aproximarem tecidos e na fixação de enxertos. Para a fixação de enxertos estão sendo utilizados adesivos a base de cianoacrilato por possuírem várias propriedades como fácil manuseio, fácil aceitação pelos tecidos, bacteriostáticos,possuir efeito hemostático,biodegradável. Este trabalho tem como objetivo a avaliação histológica da fixação de enxertos autógenos através da fixação desses com adesivo à base de etil-cianoacrilato (Super Bonder) comparada com a fixação com o uso de cola cirúrgica à base de butil-2-cianoacrilato (Histoacril) em calota craniana de coelhos.