Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da mevastatina nas formas beta-lactona e di-hidroxiacida sobre a atividade proteolitica dp proteossomo em plasmodium falciparum.

Processo: 05/50863-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Alejandro Miguel Katzin
Beneficiário:Jose Fabricio Silva Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09401-0 - Aproximação genômica e pós-genômica ao estudo das malárias humanas de Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum na Amazônia brasileira, AP.TEM
Assunto(s):Plasmodium falciparum   Ubiquitinas   Ciclinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclinas | Mevastatina | Plasmodium Falciparum | Proteossomo | Ubiquitinas

Resumo

A mevastatina nas formas beta-lactona e di-hidróxiácida estariam modificando a atividade proteolltica do proteossomo. Esta via é um dos principais mecanismos celulares do controle de degradação de proteínas com folding incorreto, na regulação do nível de ciclinas e proteínas quinase dependente de ciclina, as quais são importantes na progressão do ciclo celular. O objetivo do projeto é avaliar o efeito da mevastatina nas formas beta-lactona e di-hidróxiácida sobre a atividade proteolítica do proteossomo em culturas de Plasmodium falciparum utilizando inibidor desta atividade como controle positivo Succiny-leu-leu-phenilalaninal (Z-LLLal). Verificar se o efeito da atividade proteolítica do proteossomo em culturas de P. falciparum tratadas com o inibidor acima citado e a mevastatina nas duas formas estariam afetando o potencial de membrana mitocondrial. Também nesse projeto visa avaliar o efeito das drogas acima citadas sobre o nível de proteínas ubiquitinadas, sobre o nível de quinases dependente de ciclinas e ciclinas. Também será avaliado o efeito da mevastatina nas duas formas em camundongos infectados com Plasmodium berghei. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)