Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguagens persuasivas do direito e da mídia: interfaces

Processo: 04/02234-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Teoria do Direito
Pesquisador responsável:Ane Shyrlei Araújo
Beneficiário:Lia Barsi Drezza
Instituição Sede: Faculdade de Comunicação e Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Meios de comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Direito | Imperatividade | Midia | Persuasividade | Repertorio Da Populacao

Resumo

Num cenário em que se discute a real efetividade das decisões judiciais, emanadas de nossos tribunais, o judiciário se vale da mídia, para atingir a respeitabilidade dessas decisões, tentando demonstrar que são seguras e exeqüíveis. Entretanto, o tradicionalismo jurídico, marcado por um ritualismo exuberante, não parece acompanhar a dinâmica tecnológica que ganha ares de deusa numa sociedade que se transforma face às exigências da globalização e celeridade inerentes à própria sobrevivência. Nota-se a utilização de uma linguagem complexa, agregada a todo o rebuscamento jurídico que a muitos assusta e que, dificulta ao cidadão compreender em que realmente consiste e onde se pode chegar com o Poder Judiciário. Como fruto desta necessidade de entender conceitos juridicamente utilizados em nosso âmbito cotidiano, há uma variedade de esforços numa zona de mútua interferência tanto do direito, como da mídia: jornais, revistas, rádios, telejornais, enfim, mensagens em vários suportes vêm possibilitando um inter-relacionamento das diversas áreas de conhecimento e entre indivíduos do mundo todo. O presente estudo, como se verificará, trará à tona a discussão acerca das conseqüências causadas ao repertório da população, advindas de uma interferência recíproca entre os meios de comunicação e o desempenho jurídico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)