Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do sinal insulinico decorrente do aumento da sensibilidade a insulina em ratos submetidos a treinamento alimentar (meal-feeding).

Processo: 98/04646-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1998
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Fernando de Almeida Bessa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Receptor de insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus | Mecanismode Acao Da Insulina | Receptor De Insulina | Resistencia Ainsulina | Treinamento Alimentar

Resumo

A resistência à insulina é um fator chave na etiopatogenia do Diabetes Mellitus tipo 2. O conhecimento de mecanismos que recuperem a sensibilidade ao hormônio pode gerar perspectivas preventivas e/ou terapêuticas. Em ratos de laboratório, sabe-se que o treinamento alimentar (meal-feeding, MF) aumenta da sensibilidade à insulina tanto "in vivo" como "in vitro". Já demonstramos que o transporte de glicose estimulado pela insulina em adipócitos isolados de ratos MF está aumentado em comparação com animais controles, mas não sabemos quais as etapas da transdução do sinal insulínico estão envolvidas nesse aumento de sensibilidade hormonal. No presente estudo propusemo-nos avaliar em ratos MF, através de Western blotting, a capacidade da insulina estimular a fosforilação de seu receptor e de substratos citosólicos, em tecidos insulino-sensíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)