Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulacoes transcricional e pos-transcricional dos genes do glut2 e do sglt2 induzidas pela insulinoterapia em cortex renal de ratos diabeticos.

Processo: 05/60588-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:Helayne Soares de Freitas
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/50554-1 - Transportadores de glicose e Diabetes mellitus: contribuição ao conhecimento da regulação da glicemia e do desenvolvimento de complicações, AP.TEM
Assunto(s):Diabetes mellitus   Rim   Insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus | Fatores Transcricionais | Glut2 | Insulina | Rim | Sglt2

Resumo

A nefropatia diabética envolve alterações glomerulares e tubulares, cuja patogênese se relaciona a alterações na expressão de transportadores de glicose (GLUT2 e SGLT2) no túbulo proximal renal. Já demonstramos que em ratos diabéticos aumenta a expressão do GLUT2 e do SGLT2, e que a introdução da insulinoterapia induz, inicial e transitoriamente, um aumento adicional na expressão do GLUT2, o que contribui para aumentar o fluxo transtubular de glicose. Posteriormente (em 6 dias), pela redução da glicemia, ocorre a supressão desses genes, cuja expressão retoma a padrões de animais não diabéticos. Essas respostas à insulinoterapia envolvem alterações tanto transcricionais (aguda e cronicamente) como pós-transcricionais (agudamente). No presente projeto propõe-se investigar os mecanismos envolvidos nessas alterações de expressão do GLUT2 e do SGLT2. Para avaliar a regulação transcricional investigar-se-á a expressão dos fatores transcricionais HN-1alfa, HNF-3beta e SREBP por meio de RT-PCR, confirmando seus controles sobre os genes alvo (GLUT2 e SGLT2) por meio de ensaio de mobilidade eletroforética (gel shift). Para avaliar a regulação pós-transcricional investigar-se-á a expressão dos mRNAs de GLUT2 e SGLT2, presentes no complexo ribossomal no momento da tradução (perfil polissomal). Essas investigações deverão contribuir para a compreensão do efeito do tratamento do PM na evolução da nefropatia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)