Busca avançada
Ano de início
Entree

Colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato natural no Lago das Ninfeias (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo)

Processo: 07/57729-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carla Ferragut
Beneficiário:Barbara Golebski Pellegrini
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reservatórios de água   Sucessão ecológica   Perifiton
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura Especifica | Perifiton | Reservatorio | Sucessao

Resumo

O processo de colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato natural será avaliado em reservatório mesotrófico, Lago das Ninféias, PEFI, São Paulo. O presente estudo vincula-se a um projeto maior que visa ao entendimento dos fatores controladores da distribuição das algas, da diversidade específica e das associações de espécies descritoras em função da escala espacial, temporal e do nível trófico dos sistemas. No primeiro dia do período experimental (T0), os pecíolos das folhas das macrófitas foram selecionados e, cuidadosamente, limpos por meio de gazes esterilizadas. O tempo de colonização foi de 30 dias (4/07 a 3/08/2007). A amostragem foi realizada em intervalos de três dias na primeira quinzena e de cinco dias na segunda. As variáveis abióticas analisadas foram: radiação subaquática, temperatura, turbidez, alcalinidade, formas de carbono, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, nitrogênio total e fósforo total. Serão realizadas análises qualitativas (em nível específico) e quantitativas. A estrutura da comunidade de algas perifíticas será avaliada através da densidade algal, medidas de biomassa (biovolume e clorofila-a), riqueza de espécies, índices de diversidade, dominância e equitatividade. Este estudo contribuirá, de modo geral, para o conhecimento sobre Ecologia do Perifíton e, mais especificamente, para o maior entendimento das modificações estruturais ao longo do processo de colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato natural, buscando determinar os principais fatores ambientais responsáveis pela maior variabilidade estrutural da comunidade e, assim, contribuir para ampliar compreensão da resposta algal às alterações ambientais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBARA GOLEBSKI PELLEGRINI; CARLA FERRAGUT. Variação sazonal e sucessional da comunidade de algas perifíticas em substrato natural em um reservatório mesotrófico tropical. Acta Botanica Brasilica, v. 26, n. 4, p. 810-821, . (07/57729-1)